REGRAS BÁSICAS DO DOJO DA SEISHIN
1.DOJO é a sala de treinamento e não apenas o tatame, ou seja, da porta para dentro é o DOJO.
2.No DOJO, devemos evitar sons desnecessários, como ligações telefônicas, vídeos com áudios, conversas altas ou qualquer outro barulho que possa desequilibrar o ambiente silencioso e necessário, para o treinamento do Karate.
3.Para os pais e responsáveis, especificamente, esses não devem interferir no treinamento de seus filhos, a não ser que solicitados pelo Sensei. No treino tudo deverá ser resolvido pelo Sensei, pois seus filhos devem saber que a atenção deles deverá estar voltada, sempre, para o Sensei e sua autoridade nos treinos deve ser estimulada e preservada.
4.Os treinamentos de Karate se iniciam com o cumprimento e se encerram com o cumprimento, razão pela qual, o aluno só deverá se retirar do DOJO após o cumprimento final, pois todos ali estão compartilhando da mesma dificuldade, do mesmo esforço físico, sendo um ato de superação e de respeito, permanecer até o final do treinamento.
5.O aluno deverá entrar no DOJO com o seu Karategui completo, inclusive com a faixa amarrada na cintura, DA FORMA CORRETA. O DOJO não é vestiário.
6.O aluno que chegar atrasado no treino, estando o mesmo já iniciado, deverá se posicionar a beira do tatame, devidamente vestido de seu KARATEGUI, e esperar a autorização para entrar no treino dada pelo Sensei. Dada a autorização visual fará o cumprimento e adentrará no tatame e no treino, isso, após o cumprimento (OSU – se fala OSS!).
7.O aluno, nos treinos, deverá evitar conversas paralelas, risos desnecessários, perguntas fora de contexto, brincadeiras em momentos que não são de brincadeira, ou seja, deverá manter um comportamento adequado, interferindo o menos possível no caminhar do treino.
8.Quando o Sensei estiver falando o aluno deverá olhar atentamente para ele, para que possa colher as informações necessárias para o seu desenvolvimento nos treinos.
9.O aluno deverá evitar ficar fazendo correções no seu colega do lado, a não ser que o Sensei assim autorize, pois quem está dando aula é o Sensei. Isso evita possíveis aconselhamentos errados e conversas paralelas durante o treino.
10.Respeite seu DOJO, respeite seu Sensei, respeite o seu colega de treino, respeite o Karate, porque ele é muito mais do que apenas uma luta de socos e pontapés, é uma arte marcial com uma filosofia voltada para o respeito, para a disciplina, para a superação, para o comprometimento, para o equilíbrio físico, mental e tantas outras valências que poderiam ser enumeradas
Juntos seremos mais fortes!
Osu!.